O CaSePEL é o veículo de divulgação dos textos produzidos nas atividades do SePEL – Seminário Permanente de Estudos Literários, projeto de extensão universitária da UERJ, que dá concretude à existência orgânica do grupo de pesquisa, diretório CNPq, Estudos Literários: Literatura; outros discursos; outras linguagens.

Sua equipe abriga alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e docentes tanto da própria UERJ quanto de outras instituições de ensino, que integram o grupo de pesquisa, diretório CNPq, Estudos Literários: Literatura; outros discursos; outras linguagens, certificado pela UERJ. Seus projetos individuais de pesquisa envolvem aspectos variados dos Estudos Literários e são objeto das reuniões de trabalho promovidas pelo SePEL, refletindo-se nos cursos ministrados, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e publicizados através de eventos e publicações. As atividades realizadas contam sempre com a participação de alunos da própria UERJ e da comunidade externa em geral, cumprindo seu papel de fomento da cultura literária.

Desde o início do Projeto, vêm sendo promovidos cursos de extensão: Literatura e outras linguagens: transleituras (2002); Literatura em diálogos (2004); Literatura e Cinema: linguagens em diálogo (2005). Durante o Encontro Regional ABRALIC 2005, o SePEL organizou o GTC Identidade(s) e Mito(s) e, para o Congresso Internacional ABRALIC 2006, o Simpósio Os sentidos dos discursos e os lugares das representações. O SePEL garante o espaço do ensino – cursos de extensão e repercussão do produto das pesquisas em sala de aula, tanto na graduação quanto na pós-graduação – da pesquisa – reuniões de trabalho e discussão – e da extensão – eventos e publicações – promovendo a integração necessária às atividades extensionistas.

São objetivos do SePEL oportunizar a reflexão, o debate e a atualização dos Estudos Literários, promovendo reuniões de trabalho abertas ou fechadas, cursos, eventos e publicações, bem como abrir espaço para que membros da comunidade acadêmica externa à UERJ, muitas vezes oriundos de instituições de ensino particulares, possam ter acesso à reflexão, ao debate e à atualização no universo dos Estudos Literários, estimulando-os à vida universitária.

Número 1 (06.1-jun/06)

Número 2 (06.2-dez/06)