Menu

Política Editorial


Consiste na edição de obras de valor técnico e científico, de acordo com planos e critérios definidos pelo Conselho Científico das Publicações Dialogarts, fazendo parte desta política a publicação de obras produzidas no seio de outros projetos universitários em geral, obras traduzidas e em coedições.

As Publicações Dialogarts atuam, regularmente, nas seguintes subáreas e especialidades:
(1) Letras, (2) Linguística, (3) Semiótica, (4) Linguagens, (5) Comunicação, (6) Design, (7) Educação, (8) Filosofia e (9) Multidisciplinar. Em caráter especial, outras subáreas e especialidades. Ainda é contemplada por essa editora acadêmica a área Multidisciplinar, o que confere mobilidade e flexibilidade ao projeto de publicações. Para uma visão geral, tem-se o seguinte quadro de subáreas e especialidades em foco:

1) Letras

a) Língua Portuguesa: descrição e ensino

b) Línguas Clássicas

c) Línguas Estrangeiras Modernas

d) Literaturas Lusófonas

e) Literaturas Estrangeiras


2) Linguística

a) Teórica

b) Aplicada

c) Computacional

d) Cognição

e) Discurso


3) Semiótica

a) Teórica

b) Aplicada

4) Linguagens

a) Imagem fixa

b) Imagem em movimento

c) Libras

d) Pintura

e) Música

f) Cinema

g) HQ

5) Comunicação

a) Jornalismo

b) Publicidade

6) Design

a) Teoria

b) Prática

7) Educação


8) Filosofia


9) Multidisciplinar


Os trabalhos técnicos de suporte à política editorial são desenvolvidos por bolsistas de variados projetos, a saber:

1) Publicações Dialogarts – bolsa de Extensão UERJ

2) SePEL.UERJ – Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ – bolsa de Extensão UERJ

3) LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica – bolsa de Estágio Interno Complementar UERJ

4) 4) Tratamento Técnico dos Textos – bolsa de Estágio Interno Complementar UERJ

5) Trabalhando com a Literatura Infanto-Juvenil – bolsa de Estágio Interno Complementar UERJ

6) Trabalhando no LABSEM - NÚCLEO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL e WEBDESIGNER - NPA

6.1. Bolsa de Apoio Técnico IV (Proatec N4) Profissional de nível superior

6.2. Bolsa de Apoio Técnico III (Proatec N3) Profissional de nível médio com formação técnica especializada

7) Atuando no SETOR DE EDITORAÇÃO DE PUBLICAÇÕES ONLINE – Bolsa de Inovação Tecnológica (FAPERJ)

Linhas de edição

Constitui-se de Títulos fora de coleções, podendo ou não ser publicados na forma de série; Títulos em Coleções: (1) Monografias, Dissertações e Teses e (2) Em Questão; Periódicos: (1) Caderno Seminal; (2) Ecos de Linguagem; CaSePEL – Cadernos do Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ


A publicação de títulos fora das coleções ou não subordina-se à avaliação por, pelo menos, dois membros efetivos do Conselho Científico das Publicações Dialogarts, podendo, se houver necessidade, a critério dos Editores responsáveis, serem, ainda, submetidos à avaliação de consultores ad hoc, conforme o caso em particular.


A publicação de artigos nos periódicos subordina-se aos conselhos editoriais de cada um deles, independentemente do Conselho Científico das Publicações Dialogarts, que apenas avalia as políticas editoriais específicas desses periódicos a fim de decidir por sua manutenção na linha editorial adotada.



Não se publicam gêneros literários como, por exemplo, romances, novelas, contos, crônicas, poemas etc.



Títulos fora de coleções

Os títulos fora de coleções correspondem à maior parte das publicações desta Editora. Neste conjunto, encontram-se títulos gerais, submetidos, independentemente, à publicação por seus autores ou organizadores; títulos produzidos a partir de outros projetos correlacionados ou associados, como, os oriundos do Grupo de Pesquisa Semiótica, leitura e produção de textos - SELEPROT - certificado pela UERJ no Diretório de Grupos do CNPq, assim como os produtos do Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ - SePEL.UERJ -, ambos constituídos por pesquisadores docentes e discentes nacionais e estrangeiros, organizam eventos acadêmico-científicos que, a seu turno, elaboram cadernos de resumo, anais etc. Além disso, geram publicações a partir das pesquisas que desenvolvem; de títulos traduzidos de outras línguas para o português, desde que com a aquiescência ou solicitação direta de seu autor original; títulos em coedição.



Coleção Monografias, Dissertações e Teses

Esta Coleção foi inaugurada para viabilizar a publicação de títulos originados por trabalhos acadêmico-científicos em sentido restrito: Monografias, Dissertações ou Teses. Inicialmente, para ser publicado, bastava que o trabalho submetido houvesse sido aprovado por uma banca de Doutores, com indicação de publicação expressa. Posteriormente, com a normatização do processo avaliativo das Publicações Dialogarts por seu Conselho Científico, dispensou-se a indicação pela banca que arguiu o trabalho, e as submissões passaram a seguir os mesmos trâmites dos demais títulos, submetendose à apreciação do conselho Científico das Publicações Dialogarts. Preservou-se, porém, a necessidade de que os textos fossem originários, efetivamente, de trabalhos de conclusão de cursos de Mestrado ou Doutorado. Em casos especiais, publica-se produto de TCC (trabalho de conclusão de curso de graduação) ou monografias finais de Cursos de Pósgraduação lato sensu.



Coleção Em Questão

Esta Coleção foi pensada como canal para publicação de títulos cuja temática fosse, de certa maneira, polêmica e que tratassem, em geral, de questões emergentes no cenário acadêmico, científico ou cultural contemporâneo. Assim, a Coleção se propõe a pôr em especial destaque os assuntos que dão relevo a estudos e pesquisas caracterizadas pela singularidade, sob qualquer aspecto. As submissões de textos a serem publicados nesta coleção seguem os mesmos trâmites dos demais títulos propostos às Publicações Dialogarts.



Periódico Caderno Seminal Digital

O Caderno Seminal é um periódico virtual, cujos principais objetivos são incentivar e divulgar a produção técnico-acadêmico-científica, publicando textos produzidos por docentes e discentes de Pós-Graduação, oriundos de qualquer instituição de ensino ou pesquisa, nacional ou estrangeira, visando a estreitar os laços entre a Extensão, a Pesquisa e o Ensino. O Caderno Seminal nasceu em 1994, no Projeto de Extensão então denominado Dialogarts, e dele foram publicados 14 números impressos, durante 10 anos consecutivos de existência, até 2004. O colapso dos serviços gráficos da UERJ, por força da conjuntura político-econômica que se vivia, provocou a migração para o suporte digital, dando continuidade ao projeto, mantendo e garantindo o espaço aberto e já consolidado para a divulgação científica. Todos os trabalhos submetidos à publicação neste periódico são avaliados por, no mínimo, dois consultores ad hoc, e os autores dos trabalhos aceitos recebem comunicação digital do resultado da avaliação e do número do Caderno Seminal em que seu texto será publicado, caso tenha sido aceito. Existem normas próprias para submissão de trabalhos ao Caderno Seminal, que devem ser consultadas em http://www.dialogarts.uerj.br/caderno_seminal.htm.



Periódico Ecos de Linguagem

Trata-se de uma revista bilíngue do Laboratório Multidisciplinar de Semiótica – LABSEM – que é um projeto de extensão universitária voltado ao desenvolvimento de estudos, pesquisas, produções visuais e suporte audiovisual aos demais projetos com que se articula, bem como aos eventos e cursos decorrentes. A proposta de um periódico bilíngue se deve ao caráter multidisciplinar e multiusuário do LABSEM, e busca atingir o maior número possível de clientes (autores e leitores) além de projetar-se em âmbito internacional, promovendo assim o diálogo entre estudiosos e pesquisadores que transitam num contexto técnico-científico com dimensão planetária.



Periódico CaSePEL – Cadernos do Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ

O CaSePEL é o veículo de divulgação dos textos produzidos nas atividades do Seminário Permanente de Estudos Literários - SePEL.UERJ: projeto de extensão universitária que dá concretude à existência orgânica do Grupo de Pesquisa Nós_do_Insólito; vertentes da ficção, da teoria e da crítica, certificado pela UERJ no Diretório de Grupos do CNPq.

O CaSePEL conta com conselho editorial próprio, que avalia os trabalhos submetidos à publicação.

Existem normas próprias para submissão de trabalhos ao CaSePEL, que devem ser consultadas em http://www.dialogarts.uerj.br/casepel.htm.



Dialogarts Publicações 2012 - Todos os direitos reservados